"Tu te tornas eternamente responsável
por aquilo que cativas"


(Saint Exupéry)







quinta-feira, julho 29, 2010

Sala de Aula e o laboratório de Informática (Professoras Cíntia e Giane)

Receitas Culinárias, o gosto de aprender

Modalidade: Ensino Fundamental Inicial

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Tema: Prática de produção de Texto

Professoras:

Cíntia Beatriz


Giane Rocha Abreu Bruno

Co-autora: Ângela Torres

Dados da Aula

“O que o aluno poderá aprender com esta aula”

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Indagar sobre o que eles gostam de cozinhar, se fazem essa atividade em casa. O que eles já fizeram que deu certo ou errado. Se algo surpreendente já ocorreu. Comente sobre o hábito de algumas famílias almoçarem fora de casa nos finais de semana, feriados ou datas especiais. Pergunte quais as habilidades que precisamos ter para fazer uma boa comida e os cuidados que devemos ter ao manusear um fogão. O objetivo desses questionamentos é aferir o que os alunos sabem sobre o gênero receitas, sobre a escrita de receitas, o passo-a-passo e como prepará-las.
Estratégias e recursos da aula

Providenciar recortes de receitas de comidas salgadas e/ou sobremesas (algumas revistas trazem receitas, dê preferência para as que tenham gravuras).

Peça que os alunos tragam receitas para a sala de aula: receitas que venham em embalagens de produtos, caderno de receitas manuscritas da mãe, da avó...(com a autorização do responsável), receitas de revistas, receitas inventadas por eles mesmos e etc.

1ª etapa:

Faça grupos com os alunos e trabalhe o material que eles levaram para a sala de aula explorando a *estrutura de uma receita. Veja logo abaixo algumas dicas. Após essa atividade, solicite que organizem as receitas que eles levaram observando alguns critérios que poderão ser estabelecidos por eles mesmos. Depois trabalhe com o grupo a forma da triagem feita: comidas doces, salgadas, difíceis de preparar, rápidas, gostosas, ruins e etc. Pergunte se alguém trouxe a receita de sua comida preferida e se algum aluno tiver levado, peça-o para ir à frente e falar um pouco sobre ela, se ele mesmo a faz em casa e as dicas para um melhor preparo.

EXPLORANDO A ESTRUTURA DE UMA RECEITA

a) Com que objetivo alguém escreve uma receita?

b) Quem escreve receitas?

c) Onde podemos encontrar receitas?

d) Do que fala uma receita?

e) O que não pode faltar nesse tipo de texto?

Essa atividade focalizará o contexto de produção de uma receita – finalidade, características do autor e do leitor de receitas, e portadores de texto os nos quais circulam as receitas - seu conteúdo temático, as partes que compõem uma receita e sua forma de organização.

2ª etapa:

Divida os alunos em grupos e entregue para cada grupo uma gravura de comida do material que você preparou. Peça que façam, conjuntamente, uma análise da gravura e depois, cada um responde em seu caderno as seguintes perguntas de acordo com a concepção que eles criaram da imagem:



EXPLORANDO A ESTRUTURA DA IMAGEM

1- Essa comida é salgada ou doce?

2- Pense que você fará essa receita. Escreva quais ingredientes você acredita que foram usados.

3- Escreva o modo de fazer.

4- Dê um nome para sua receita.

Estipule com os alunos um tempo para que eles possam escrever seus textos e discutir entre os colegas do grupo.

3ª etapa:

1º passo:

Convide alguns alunos para ir à frente da sala e ler sua receita para os colegas. Esse momento, certamente, será de distração e entretenimento para os alunos.

2º passo:

Coloque as respectivas receitas (parte escrita) em cima de uma mesa. Cada grupo deverá escolher um representante para encontrar a receita correta de Os alunos deverão ir à frente e de acordo com sua leitura, escolher uma receita,a sua gravura, levar ao seu grupo, discutir entre eles e quando, em conjunto, decidirem que aquela é a respectiva receita, eles deverão levar ao seu professor para certificarem- se.

3º passo:

Quando todos encontrarem suas receitas, peça que eles façam a comparação do que realmente há em comum nela e a que eles criaram a partir da imagem. Pergunte quem não acertou nenhum ingrediente ou quem acertou muitos e o que os levaram a pensar que realmente tinha aquele ingrediente.

Convide um aluno de cada grupo para relatar co mo conseguiram localizar a receita original, quantas tentativas fizeram, se o título ajudou, se foi algum ingrediente na gravura, etc.

Converse, previamente, com a direção da escola sobre a possibilidade dos alunos usarem a cozinha para fazerem alguma s receitas e em caso positivo, proponha ao s alunos a formação de grupos.

Dica: Faça o menor número de grupos possíveis para que não estenda por muitos dias as apresentações.

Peça que cada um leve para a sala de aula uma receita, pode ser a sua favorita, mas que seja fácil de preparar e não gaste tantos ingredientes.

Passe alguns vídeos de receitas. Seguem abaixo alguns links onde é passado para o telespectador o passo-a-passo de uma receita e seus ingredientes. Todas as receitas são atrativas para as crianças.



Outra dica é a criação de cardápios: manuscritos ou eletrônicos.

Avaliação

Avalie a capacidade que os alunos tiveram ao criar seus próprios critérios para classificar e seriar as receitas levadas por eles. Aproveite e observe a capacidade deles em resolver situações-problema oportunizadas a partir das discussões e escolhas em grupos.

As produções escritas darão ao professor a oportunidade para avaliar a utilização do repertório linguístico para a construção coerente dos textos solicitados a partir das falas dos colegas, observando-se as características do texto instrucional (receita) gênero textual em estudo e se eles estão empregando corretamente as regras ortográficas de acordo com seu ano escolar.

O trabalho poderá ser finalizado com o feitio real de uma receita escolhida por todos na própria escola e pelos próprios alunos;

Recursos Complementares

Outros gêneros prescritivos poderão ser trabalhados como: instrução de jogo, instrução de montagem, bula de remédio, regulamento, leis e etc.

No Blog abaixo há a uma referência de um livro de receitas para crianças, que poderá ser indicado aos pais:


Exemplo de uma receita da Aluna 4º Ano, Carine Reis Alves, da Professora Giane, EM “Elisa Rabelo de Mesquita”, Campo do Meio, MG:

4ª etapa








2 comentários:

  1. Está ficando muito bom. Continue. Campo Do Meio para mim nunca deixará de ser tão especial.

    ResponderExcluir
  2. ÂNGELA, PARABÉNS PELA INICIATIVA. O MUNDO PRECISA DE PESSOAS COMO VOCÊ! FICO MUITO FELIZ EM FAZER PARTE DO SEU PROJETO. BEIJOS VIVIANE.

    ResponderExcluir